sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Referências em DeS

Baudelaire: vem de Charles Baudelaire, o poeta famoso por escrever coisas negras e "deprimentes".

Isadora e Duncan: Isadora Duncan era uma dançarina americana revolucionária, que desenvolveu novas técnicas e criticava o balé, sendo considerada um símbolo de liberdade. Morreu em 1927 quando o seu lenço ficou preso nas rodas de um carro (bem desventurado, não?)

Quagmire: encontrei um lugar que dizia que quagmire significava "uma situação precária ou difícil". Aparece bastante em referências à acontecimentos no Iraque.

Sr. Poe: Edgar Alan Poe é um escritor de histórias fantásticas (de terror e simplesmente "fantásticas", com seres inexistentes).

Vice-diretor Nero: refere-se à Nero, o imperador romano que tem fama de ter ficado tocando violino enquanto Roma pegava fogo (ele teria ateado, aliás).

Beatrice: é personagem/musa do "inferno de Dante", obra na qual se descrevem todas as dores de todos os círculos do inferno.

Escola Preparatória Prufrock: "The love song of J. Alfred Prufrock" é obra de T.S. Elliot (o poeta utilizado para codificar a mensagem que chega aos Baudelaire), cuja poesia é complexa e fala de um homem que não se comunica com o exterior, considerando o mundo moderno uma "guerra".

Praia de Sal: aparece na obra de Lewis Carroll, que prima por ser absurda.

Conde Olaf: aparece em um romance de Gauthier, aonde é amigo de Charles Baudelaire.

Dra Orwell - George Orwell é autor de vários livros, como 1984 e "a revolução dos bichos", que falam de autoritarismo.

Hugo: O corcunda de notre-dame foi escrito por Victor Hugo.

Anwhistle - se separado em duas palavras, "an whistle", quer dizer "assobie". Belo, marido de Josephine, assobiava com bolachas na boca.

"Aqui o Mundo é Sereno"

Respeituosamente, voluntário L.